A paróquia já prepara Advento e Natal

Dentro duas semanas o calendário litúrgico inicia outro ciclo. E como sempre acontece, coincide com a preparação para o Natal, em quatro domingos: o Advento.

Este ano uma vez mais a Festa da Luz, que será orientada pelo ano que se prepara para a Primeira Comunhão, nos ajudará a interiorizar a espiritualidade sob alguns dos seus prismas de referência. Assim: a Eucaristia da primeira semana, no dia 1 de dezembro, será orientada valorizando, pelos textos e pelos símbolos, o contaste treva-luz, pecado-perdão, egoísmo-encontro, solidão-relação, penúria-partilha.

Aos pais, por sua vez, será dada atenção prioritária na preparação dos presépios na igreja paroquial, representativos de cada um dos grupos (como no ano passado, que tão grata recordação ainda trás); as construções decorrerão entre 28 de novembro e 7 de dezembro.

Os presépios familiares serão também valorizados: todas as crianças que o desejarem trarão para bênção na igreja uma boa parte das figuras tradicionais; será no sábado, dia 15.

Na noite e dia de Natal todas as famílias poderão acender na igreja o seu candelabro familiar a partir da Luz de Belém, que nos chegará por mão dos escuteiros; quem o desejar poderá acender o seu candelabro na noite de 19 de dezembro, doa da chegada à paróquia.

Iremos, também, partilhar alimentos com as famílias mais pobres da comunidade através da nossa Conferência de São Vicente de Paulo; a recolha decorrerá até Dia de Reis.

Finalmente: faremos as nossas festas de Natal promovidas pelos grupos de catequese, catequistas e pais, mas em favor de toda a comunidade; nos Pousos será no dia 1 de dezembro, e no Vidigal será em data a anunciar.