Bandeira da paróquia inspira Cardeal

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, apresentou-se na sala de imprensa da Santa Sé a jornalistas de vários países com a preocupação de “construir pontes”.

Esta conferência realizou-se poucas horas antes de ser criado cardeal pelo Papa Francisco, no Vaticano, e alguns dias depois de conhecer a bandeira que a paróquia dos Pousos preparou para a Festa da Fé, celebrada pela nossa Diocese.

O nosso querido Bispo defendeu uma “Igreja empenhada na construção da paz, sobretudo agora com o problema dos refugiados e dos migrantes, que é uma catástrofe humana”. D. António Marto recordou a “surpresa” com que recebeu a nomeação cardinalícia, a 20 de maio, e disse ver nesta decisão uma “aprovação” do trabalho que tem vindo a desenvolver em Fátima. O novo cardeal disse ser um “apoiante do Papa, apoiante da reforma que o Papa quer levar para a frente, a reforma da Igreja”.

“Uma Igreja mais evangélica, menos burocrática, por exemplo, mais evangélica, mais próxima das pessoas, mais acolhedora, de não exclusão, mais misericordiosa para com as situações de fragilidade, vulnerabilidade, mais atenta aos desfavorecidos, aos pobres, mais construtora de pontes”, precisou.

A nossa paróquia saúda com muito entusiasmo esta escolha do nosso Papa e associa-se ao júbilo que de todo o lado tem acolhido D. António Marto.

E até no simbolismo das pontes reafirmamos os laços que nos unem profundamente.