Festa da Fé acelera todos os ritmos preparatórios

Aproxima-se a Festa da Fé, grande evento festivo deste ano do Centenário da Restauração da Diocese, a decorrer na cidade de Leiria, nos dias 15 a 17 de junho. O Serviço Diocesano de Catequese e o CNE da apelam à inscrição atempada dos grupos, até ao dia 30 de abril.

Prevê-se a mobilização de muitas centenas de crianças, adolescentes e jovens durante o fim-de-semana, pelo que é importante a boa preparação de toda a logística necessária. Com o tema genérico “Festeja”, os objetivo destas propostas é ajudar os mais novos a aprofundarem o conhecimento e o sentido de pertença à Diocese.

1.º ao 4.º ano e Lobitos

Os mais novos são os primeiros a entrar em ação, no sábado, dia 16, a partir das 9h00 no adro da Sé, seguindo-se a Eucaristia, às 10h00. Pelas 11h30 serão convidados pela “investigadora Xica” a partirem à descoberta da história da Diocese, bem como do que ela é hoje e do que quer ser no futuro. A “investigação” terá uma pausa para o almoço que cada um traz para o piquenique e continuará durante a tarde, até à grande “Festa das Descobertas”, às 17h00, no Jardim Luís de Camões.

5.º ao 7.º ano e Exploradores

Têm encontro marcado no sábado, dia 16, às 9h00, no adro da Sé, e participarão na Eucaristia das 10h00. Mas quem os vai convidar a “estender as redes” e a “fazerem-se ao largo” é o apóstolo Pedro, o primeiro Papa da Igreja. “Quero acompanhar-vos durante esta viagem de descoberta da vossa Diocese, das vossas paróquias e comunidades, e desejo dar-vos a conhecer aquilo que me cativou no Senhor Jesus, e que me fez segui-Lo e levar ao mundo a mensagem que nos trouxe no seu Evangelho”, escreveu ele numa carta aos adolescentes, a quem pede que vão descobrir as pessoas que “foram construtoras” da Diocese, “pessoas simples e humildes, estudiosos e homens e mulheres cultos, padres, consagrados (as), bispos… Enfim, todos os que fazem parte desta Igreja de Cristo”. A conclusão será no Jardim Luís de Camões, às 17h00.

8.º ao 10.º ano e Pioneiros

Os mais crescidos terão a sua festa no domingo, dia 17, com a concentração marcada para as 9h00, no Jardim Luís de Camões. É próprio Bispo quem os convida para uma manhã de investigação, partindo de “um livro muito antigo” encontrado “bastante danificado” pelas marcas de séculos de história. “É urgente recuperar a história escrita neste livro” para uma boa comemoração do centenário da restauração da diocese de Leiria-Fátima.

Familiares

Durante o fim-de-semana, os pais, familiares, ou outros adultos que queiram acompanhar os grupos, terão também atividades em que podem participar, como a visita à Festa dos Carismas, ao Mapa da Diocese ou ao Museu de Leiria, a passagem pelas tasquinhas (onde está também a paróquia dos Pousos) e bar e a participação nas diversas propostas do evento.