Malaposta celebra 100

O nosso pequeníssimo boletim paroquial está às portas da edição com o número da centena! O que não deixa de ser apreciável.

Surge alimentando e alimentando-se de uma comunidade que em mais de quatro décadas se revê constantemente neste tipo de escrita de natureza essencialmente paroquial. O Bailadoiro ou a Folha (mais recente) são extraordinários predecessores, cuja nobreza acarinha o modesto exercício dos tempos presentes.

Estes Malaposta têm sido publicados desde 6 de novembro, quase quase sem interrupção semanal alguma, desde novembro de 2016. São dois anos que significam, às centenas, textos, imagens, notícias, alertas. Centrando o essencial da sua atenção no ambiente paroquial, tem também acolhido temas da vida da Diocese, da Igreja, da Missão; e tem vindo a acolher (discretamente, é certo) outras Instituições que trabalham no mesmo território e perseguem o bem das mesmas gentes.

Mais de uma dúzia de pessoas tem colaborado muito direta e ativamente em cada edição ou em algumas delas.

O Malaposta costuma ter uma edição de 550 exemplares entre outubro e junho; nos restantes períodos copia 350 exemplares. É distribuído gratuitamente nas nossas igrejas e no Centro Social. Tem um custo semanal de cerca de €45,00 (€ 25,00 em fotocópias A3, e €20,00 no trabalho de paginação), e ainda não tem patrocínios publicitários ou institucionais. Assenta nalguma métrica regular como seja: comentário litúrgico, agenda de celebrações, agenda paroquial, sumários de ofertas e receitas (e por vezes despesas) da igreja paroquial, secção recreativa de conteúdo bíblico-litúrgico; acresce a atenção às atividades de Centro Social; e trata-se também do que na paróquia tenha a ver com catequese, trabalhos de cada Movimento, atividades de comissões de festas… seja pelo anúncio, seja pela notícia.

Convidamos os leitores a escreverem-nos nos próximos dias (paroquia.pousos@gmail.com) e a abrirem um pouco o seu coração, ajudando a entender esta iniciativa, os seus conteúdos e oportunidade, os caminhos que poderá percorrer…