Preparação da Comunhão prossegue em caminhada catecumenal

As crianças que se preparam para a Comunhão continuam a mobilizar-se, e a mobilizar a comunidade. No domingo passado voltaram a estar presentes na eucaristia da comunidade, arrastando consigo sobretudo os pais e as mães – cuja presença junto dos filhos na igreja é já uma caraterística que muitos paroquianos têm assinalado com estima e apreço.

A celebração a que nos referimos foi de caráter batismal (porque na segunda-feira anterior se celebrara o batismo de Jesus); iniciou com o celebrante e as crianças junto do batistério, invocando-se o significado dos espaços e símbolos, e recordando a dignidade batismal de cada um (a); este tempo inicial associou-se a presença do Guilherme (bebé que foi batizado nessa manhã) e da Íris e do Flávio (duas crianças do 3º ano que nesse dia iniciaram o seu catecumenato/ preparação para o batismo). Do batistério iniciou-se uma longa e solene procissão, presidida pelo Círio e o Evangeliário.

Da Eucaristia que se seguiu nos 85 minutos seguintes retemos a interação dialogante permanente com as crianças, o pároco e as catequistas; os ritos de persignação dos catecúmenos, com o envolvimento de todo o grupo de catequese e pais de cada uma das duas crianças; a apresentação e descrição simbólica dos sinais eucarísticos pão, vinho e água; a presença dos meninos e das meninas junto do altar numa parte da liturgia eucarística; e a recitação conjunta de parte da antes referida oração.

Desta riquíssima celebração retemos ainda o gesto das crianças junto dos seus pais ao oferecerem uma flor, a prenda das catequistas a cada criança e os abracinhos posteriores, a colaboração serena e responsável dos pais (cortejos, leituras, ofertório, coro…).
Esta foi mais uma daquelas manhãs que a todos faz gostar de estar na igreja. Alegria, comoção, devoção ou exultação são alguns termos que de alguma forma nos ajudam a recordar o pretexto que estas crianças continuam a ser para nos comprometermos seriamente com cada uma delas, e nos afirmarmos na nossa identidade cristã com tranquilidade e carinho.
Com PC